22 Novembro 2019
COORDENADORIA  DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
EPIDEMIOLÓGICA

Alerta Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito. Eliminada das Américas em 2016, mantém-se como um problema de saúde pública, principalmente na Europa e na Ásia onde ainda é endêmica e causa de frequentes surtos.

Este cenário epidemiológico impõe a necessidade de manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais, e constante vigilância epidemiológica, mesmo em países onde não há mais circulação do vírus.

Em 2019 houve um surto de Sarampo em um navio transatlântico em cruzeiro no litoral brasileiro e que atracou em Santos-SP, no qual havia residentes de Cuiabá e Várzea Grande. Foi realizada a investigação dos casos, vacinação de todos ainda a bordo da embarcação e monitoramento pela equipe da vigilância epidemiológica. Posteriormente houve a confirmação de dois casos de Sarampo em crianças de MT, sendo um de Tangará da Serra e outro de Várzea Grande, ambos em trânsito por Cuiabá.

Lembramos que em Roraima e no Amazonas houve surto de sarampo, com registro de casos em crianças menores de um ano. Ate o dia 20.07.2019, no estado de São Paulo, foram notificados 484 casos de sarampo, num aumento de 26% em relação à semana anterior. Neste mesmo período, na capital paulista os números subiram de 272 para 363. O segundo município com mais casos é Santos, no litoral paulista, que está com 23 casos.

Para mais informação clique aqui

Sobre Vigilância em Saúde

Garantir a saúde por meio da vigilância e monitoramento de impactos, visando melhorar qualidade de vida à população cuiabana.